Rubro-Negro e alvinegro cearense já se enfrentaram em outras duas edições da competição. Cada um levou a melhor uma vez
Flamengo e Ceará começam a fazer um tira-teima a partir desta quinta-feira, às 21h50m, no Engenhão, na partida de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os times já se enfrentaram na competição nacional em outras duas edições, em 2003 e 2005, com cada equipe tendo levado a melhor uma vez.
No primeiro encontro com o Ceará pela Copa do Brasil, em 2003, em jogos válidos pela segunda fase, o Rubro-Negro passou sufoco. Depois de vencer a partida no Castelão por 1 a 0, o Ceará foi derrotado no Maracanã pelo mesmo placar. O Flamengo se classificou na disputa por pênaltis (4 a 3).
Em 2005, o Rubro-Negro não teve a mesma sorte. Na primeira partida pelas oitavas de final, o Flamengo mandou seu jogo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pois o Maracanã estava fechado para obras. O Ceará venceu por 2 a 0. No jogo de volta, no Castelão lotado, o empate em 1 a 1 classificou o alvinegro cearense.
David Braz cumprirá suspensão, e a zaga do Fla será formada por Welinton e Ronaldo Angelim. Léo Moura, ainda com dores no joelho direito, segue fora do time. Galhardo foi mantido na lateral direita.
A partida entre Flamengo e Ceará terá transmissão do Sportv. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real, com vídeos. Marcos André Gomes da Penha (ES) será o árbitro, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Kléber Lúcio Gil (ES).
Flamengo: O time poderá se dedicar exclusivamente à Copa do Brasil até a estreia no Campeonato Brasileiro pelo fato de ter conquistado o Cameponato Carioca sem ter que disputar os dois jogos das finais. O Rubro-Negro quer usar a competição como atalho para chegar à Libertadores.
Ceará: O time tentará fazer um bom jogo nesta quinta-feira, com a preocupação de não perder, para levar a decisão para a partida de volta, na próxima quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. A equipe, que está classificada para a final do Campeonato Cearense, treinou nesta quarta-feira no Engenhão para fazer um reconhecimento do gramado.
Flamengo: Ainda sem poder contar com Léo Moura, que se recupera de uma pancada sofrida no joelho direito, e David Braz, suspenso, Vanderlei Luxemburgo confirmou o time que enfrentará o Ceará com Felipe, Galhardo, Welinton, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.
Ceará: O técnico Vágner Mancini tem apenas uma dúvida. Com a ausência de Michel, suspenso, o treinador ainda não decidiu se escalará Juninho ou Eusébio. O atacante Iarley, recuperado de dores no ombro, deverá fazer a dupla de ataque com Marcelo Nicácio. O time terá Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Vicente; Eusébio (Juninho), João Marcos, Thiago Humberto e Geraldo; Iarley (Osvaldo) e Marcelo Nicácio.
Flamengo: Vanderlei Luxemburgo novamente apostará em Deivid no ataque. Apesar de não ter feito gol contra o Vasco na decisão da Taça Rio no último domingo, o atacante teve boa participação. Ronaldinho Gaúcho e Bottinelli são outras apostas do treinador. Renato novamente atuará como segundo volante, posição em que tem agradado a Luxemburgo.
Ceará: A esperança de gols fica por conta do atacante Marcelo Nicácio, artilheiro do time na temporada, com 15 gols. Apesar do bom aproveitamento, o atacante marcou apenas um gol na Copa do Brasil - os outros 14 foram no Estadual.
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “O Ceará tem tradição, camisa. O time também tem o Iarley, que foi campeão do mundo pelo Internacional e atuou pelo Boca Juniors (também foi campeão mundial com o time argentino). É um time muito bom."
Boiadeiro, lateral-direito do Ceará: “Será um grande jogo. Sabemos da qualidade do time deles, que não conquistaram o Campeonato Carioca à toa. Temos que entrar focados e nos doarmos ao máximo para levar uma boa vantagem para o jogo da volta, em Fortaleza.”
* Flamengo e Ceará se enfrentaram 17 vezes, com nove vitórias dos cariocas, contra três triunfos dos cearenses e cinco empates. Nos gols marcados, nova vantagem do rubro-negro: 27 a 17.
* A última derrota do Flamengo aconteceu na penúltima rodada do Brasileirão do ano passado, quando foi derrotado por 2x1 pelo Cruzeiro, em Volta Redonda. Em suas últimas 26 partidas, incluindo o empate com o Santos em 2010, e os dois amistosos em Londrina este ano, o Fla obteve 16 vitórias e 10 empates.
* Com 77 vitórias, o time rubro-negro é o que mais venceu na história da competição.
Flamengo e Ceará se enfrentaram pela última vez no Campeonato Brasileiro do ano passado, em partida que terminou empatada em 2 a 2 no estádio do Castelão, em Fortaleza. O zagueiro Welinton abriu o placar para o Rubro-Negro logo no início da partida, mas Magno Alves empatou. Ronaldo Angelim colocou o time da Gávea em vantagem no placar, mas Magno Alves novamente balançou a rede e deixou tudo igual. Assista aos gols no vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário