Quais foram os dez maiores jogadores de todos os tempos em sua opinião?
Eu quero que vejam esta lista com os 10 maiores nomes da história do futebol brasileiro, confesso que foi uma das coisas mais difíceis que tive de imaginar, para chegar nesta lista usei os seguintes critérios de avaliação: Habilidade, Histórico, Caráter, Personalidade e Importância Mundial. Ao contrário do que aparenta ser, posicioná-los na lista é tão complexo e difícil quanto inseri-los nela.
1-Pelé
Foi o homem que popularizou o futebol e fez com que ele se tornasse um esporte reconhecido mundialmente, pois ainda naquela era clássica do futebol, Pelé já era moderno dentro das quatro linhas. Inovou e muito não só nas jogadas, mas principalmente na transformação da imagem esportiva do futebol quando jogou nos EUA e na Europa.
2-Zico
Grande inspiração para jogadores decorrentes, como Ronaldo e Bebeto, o Galinho de Quintino mostrou em sua época um futebol fora de série principalmente pelo Flamengo, que lhe deu o status até hoje de maior artilheiro da história do Maracanã. Porém, motivos para lhe dar o segundo lugar nesta lista não existem somente pelos seus feitos dentro de campo, pois além de seu caráter espetacular, Zico Popularizou em proporções gigantescas o futebol no oriente médio, mais especificamente no Japão, onde até hoje ele é tido como tão grande, ou até mesmo maior que Pelé. Entretanto, o principal motivo para esta segunda posição na lista se deve principalmente por uma forte característica do jogador que sentimos muita falta nos dias de hoje: O amor a camisa! Pois no Brasil o meia ponta de lança só atuou pelo Rubro-Negro da Gávea. E quanto a ausências de títulos em copas do mundo, como já disse o comentarista Juca Kfouri, "se o Zico nunca ganhou uma copa, problema é da Copa".
3-Mané Garrincha
O Manéga foi com certeza o inventor dos dribles desconcertantes em nosso esporte, pois antes dele haviam cortadas rápidas e até mesmo rabiscos habilidosos, mas nunca nada comparado ao que homem da copa de 62 inseriu no nosso esporte com sua pernas tortas e seu andar manco. No Botafogo ele fez "as obras de arte" de sua carreira, e transformou um simples conduzir de bola em um espetáculo à parte. O único ponto triste foi o encerramento de sua carreira, pois se deu afundado no álcool e com um semblante entristecido na face do jogador. Mas nada que apague as lindas lembranças do que o mesmo fez dentro das quatro linhas.
4-Ronaldo
Ronaldo Nazário de Lima foi com certeza um jogador fora de série dentro de campo, não só pelo seu talento indiscutível, mas também por sua humildade como pessoa. Particularmente eu não o considero um finalizador tão bom quanto Romário ou Tostão, mas, o que coloca o fenômeno entre os cinco deste ranking é a imagem de superação que o atleta vende e até hoje repercute de forma avassaladora trazendo grandes lucros financeiros ao jogador. Grandes empresas buscam Ronaldo para suas propagandas principalmente pelo fato de o povo brasileiro ter aquela imagem do jogador habilidoso e simples que sofreu momentos críticos na carreira, mas diante das dificuldades e das críticas criou forças e abrilhantou mais ainda nosso esporte. Como já diz em uma música feita por Marcelo D2 em sua homenagem: "Às vezes eu caio, mas eu me levanto".
5-Zagallo
Foi o Primeiro grande nome de nosso tão amado esporte, e com certeza foi o marco divisório do "pré-futebol" para o futebol que temos hoje, para muitos, Zagallo é visto como o Sócrates (filósofo grego) do esporte.
6-Rivelino
O maior ídolo de duas de nossas torcidas (Corinthians e Fluminense) fez parte da geração mais espetacular do nosso esporte, e formou junto com Pelé, Tostão, Jairzinho, Carlos Alberto e Gerson os maiores shows que o mundo do esporte foi capaz de presenciar.
7-Romário
O Baixinho foi o maior finalizador que vi jogar, pois seu Don de encontrar um espaço nas redes adversárias transpassava grande parte do que tínhamos visto até então na arte de finalizar as jogadas. Como principal mérito de sua carreira, Romário quebrou o jejum histórico de 24 anos sem uma copa do mundo sendo o principal homem do título de 1994.
8-Carlos Alberto
O eterno capitão do tri soube carregar consigo o fardo de ser o líder dentro de campo da fantástica seleção de 70 e inovou na histórica comemoração com um beijo na taça Jules Rimet.
9-Ronaldinho
Outro que nos deu espetáculos à parte, Ronaldinho foi o grande precurssor do "Geito Muleque" de se jogar futebol contagiando nossa atual geração (Neymar, Ganso, lucas e outros vários que se demonstram grandes fãs do futebol do Gaúcho) não só pela seleção na copa de 2002, mas principalmente pelo Barcelona nos anos de 2004 e 2005. Mesmo sendo muito criticado por não ter conseguido ser o homem da copa de 2006, Ronaldinho não perdeu a alegria de jogar futebol e até hoje nos contagia com a sua felicidade dentro de campo. O que deve se relevar, é que ao contrário dos demais desta lista, Ronaldinho ainda não deu um "ponto final" em sua história no esporte. E só pra constar, a foto acima foi tirada um pouco depois de jogador fazer o gol de falta mais impressionante que já vi na vida, contra a Inglaterra na copa de 2002.
10-Gerson
Com certeza teve a perna esquerda mais fantástica do nosso esporte. Além de saber se ligar muito bem com os demais jogadores com cruzamentos fora de série, Gerson foi uma das pessoas mais inteligentes do futebol brasileiro, sempre bem humorado, o jogador é até hoje um verdadeiro exemplo de caráter e personalidade.
Eu não poderia terminar este Post sem citar nomes como: Falcão, Sócrates, Vavá, Tostão, Didi, Leônidas da Silva, Ademir da Guia, Adílio, Milton Santos, Bebeto, Marcelinho Carioca, Raí, Leonardo, Careca, Jairzinho, Toninho Cerezo, Maestro Junior, Renato Gaúcho, Rivaldo, Mozer, Taffarel, Leão... Dentre outros vários jogadores que ajudaram a abrilhantar e MUITO o nosso futebol. Aqui fica o meu obrigado a cada um destes citados.
Vocês podem discordar da ordem em que eu coloquei os nomes na lista e até mesmo substituir alguns nomes por outros, mas nunca duvidar da espetacular qualidade destes dentro de campo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário