Flamengo inicia returno ciente de erros na primeira metade do Brasileirão e no ritmo de R10
Rio de Janeiro (RJ)
Passadas 19 rodadas, o Flamengo começa nesta quarta-feira o returno do Campeonato Brasileiro precavido dos erros cometidos na primeira metade da competição e contra um adversário que remonta boas recordações a Ronaldinho.
No confronto diante do Avaí, às 21h50, na Ressacada, mais do que lembrar da primeira grande atuação do camisa 10 pelo Rubro-Negro, o time terá de superar o aproveitamento inicial na competição, que foi pouco superior a 50%. O LANCENET! transmitirá a partida em Florianópolis em tempo real.
O começo que parecia promissor, após a goleada por 4 a 1 sobre os catarinenses com direito a gol de Ronaldinho e participação do atacante nos outros três, foi brecado por uma série de quatro empates.
A arrancada só aconteceu a partir da sexta rodada, mas perdeu fôlego no sprint final. O Fla encerrou o turno com a perda da invencibilidade e sem vencer os quatro últimos compromissos desta fase.
Com 63,1% de aproveitamento e a um ponto do líder Corinthians, o time pecou também no excesso de empates: nove no total.
Vanderlei Luxemburgo, no decorrer da competição, elencou alguns desses tropeços – Bahia, Ceará e Figueirense, por exemplo –, considerando-os como derrotas.
Apesar destes resultados não previstos, o treinador lembra das dificuldades do Brasileirão.
– Um time campeão vai crescendo com as críticas – disse ao SporTV.
Com plena confiança em Ronaldinho, Luxemburgo aposta no seu 10 para ajudar o Fla a conquistar o hepta daqui a mais 19 rodadas.
– Ele foi contratado para ser o ídolo do Flamengo – destacou.
Aproveitamento iria assegurar título
Caso repita o aproveitamento de 63,1% obtido no turno, o Flamengo somaria mais 36 pontos, terminando o Brasileirão com 72, um mais do que a pontuação do Fluminense no título do ano passado.
Esse número é melhor do que a própria campanha do Rubro-Negro em 2009, quando o time terminou com 69 pontos, mas inferior ao desempenho do São Paulo no tricampeonato, entre 2006 e 2008.
Apesar de ter assegurado o segundo lugar e estar a um ponto do Corinthians, o Flamengo terminou o turno com um índice de aproveitamento abaixo da meta estipulada por Vanderlei Luxemburgo.
O objetivo do grupo era conquistar sete pontos a cada nove disputados. Isso significa ganhar 77,7% dos pontos a cada três rodadas.
Se tivesse conseguido essa performance, o Rubro-Negro encerraria a primeira fase da competição com 44 pontos, sete a mais do que o atual líder Corinthians.
Na edição de 2009, o Flamengo terminou as 19 primeiras rodadas na sétima colocação com 29 pontos, sete a menos do que este ano.
O aproveitamento cresceu nos 19 compromissos finais e os rubro-negros conseguiram mais 40 pontos. Ao lado do Cruzeiro, o Fla teve a melhor campanha do returno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário