Seguidores

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ronaldinho, Renato, Angelim e Léo Moura: os pilares de Luxemburgo

Quarteto dá voz ao técnico em campo: ‘São os líderes do time, os meus jogadores mais experientes’

Por Richard Souza

Belo Horizonte

À beira do campo, Vanderlei Luxemburgo berra, gesticula o tempo todo, mas também passa instruções ao pé do ouvid

o. Nos treinos e jogos, faz parte da rotina do treinador do Flamengo conversar em particular com quase todos os jogadores do grupo, especialmente com o quarteto formado por Ronaldinho, Renato, Ronaldo Angelim e Léo Moura. Na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, por exemplo, os dois primeiros foram mais de uma vez ao banco de reservas para ouvir as orientações. É com o auxílio deles que o treinador posiciona a equipe, corrige erros e indica atalhos. Como jogam em setores diferentes, o técnico consegue atingir a equipe inteira.

MONTAGEM - Renato ronaldo angelim ronaldinho gaucho leo moura flamengo (Foto: agência Vipcomm)Renato, Angelim, Ronaldinho e Léo Moura são os homens de confiança de Luxa (Foto: agência Vipcomm)

- Ronaldo, Renato, Angelim e Léo Moura são os líderes do time em campo, são meus jogadore

s mais experientes. Passo as orientações para eles, que vão organizando da maneira que eu quero, vão seguindo as determinações. Isso é importante – frisou o treinador.

JogadorJogosTítulos
Léo Moura3436
Angelim2756
Renato1913
Ronaldinho311

Dos quatro, Léo Moura é o que tem mais partidas pelo clube: 343. Angelim vem logo depois, com 275. O zagueiro começou o campeonato no banco, mas recuperou a posição a partir da sexta rodada. Cada um deles conquistou seis títulos (quatro Cariocas, uma Copa do Brasil e um Brasileiro). No somatório das duas passagens, Renato tem 1

91 jogos. Ele também ganhou a Copa do Brasil e os estaduais de 2007 e 2011. Ronaldinho chegou nesta temporada, mas de cara ganhou a braçadeira de capitão, que pertencia ao camisa 2. Além disso, exerce a liderança pelo talento. É ele quem dita o ritmo das ações ofensivas da equipe.

- É bom saber que ele tem essa confiança. Ele passa isso para a gente. Além da experiência, podemos ajudar a melhorar o posicionamento em campo. Às vezes, ele quer passar algo para alguém distante e passa para mim e para outros companheiros. Nós sempre conversamos ants, durante e depois – explicou o camisa 11.

vanderlei luxemburgo flamengo cruzeiro (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário